Metodologia scrum: descubra o que é e por que gera agilidade!

por: Ditech | 07/12/2018

Já ouviu falar em metodologia scrum? Aqui na Ditech esse conceito é bastante conhecido e praticado. Por isso decidimos compartilhar uma breve contextualização para você, que é gestor ou colaborador de alguma empresa, pensar acerca do tema. Vamos lá!?

A metodologia scrum se popularizou entre os profissionais de tecnologia nos anos da década de 1990, mas passou a ser amplamente conhecida em outras áreas a partir de 2016 — ano este em que o livro “Scrum – A Arte de Fazer o Dobro de Trabalho na Metade do Tempo foi o mais vendido na Amazon — uma leitura que superindicamos para líderes e colaboradores proativos de qualquer empresa!

Livro Scrum – A Arte de Fazer o Dobro de Trabalho na Metade do TempoCapa do livro A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, de Jefff Sutherland.

Hoje, a técnica é usada por gigantes da tecnologia, dentre eles Google, Apple e Spotify. Mas você sabe o que é metodologia scrum? Descubra o significado do termo e por que ele é utilizado e valorizado aqui na Ditech.

O que é metodologia scrum e por que usá-la?

Imagine um processo de implementação de software no qual o planejamento tenha contado com interação entre os envolvidos, gerando grande aprendizado e dinamismo da equipe. O resultado? Ganho de agilidade nos processos, no desenvolvimento de produtos e na identificação de demandas.

Em linhas gerais, tudo isso descrito no parágrafo anterior norteia a metodologia scrum! Indo um pouco mais a fundo, o scrum é uma estratégia de gestão de projeto por meio de planejamento colaborativo. Por isso a agilidade é alcançada.

Essa colaboração é incentivada em reuniões semanais para definir as prioridades do backlog (falaremos mais dele a seguir). Em suma, no scrum todas as expertises dos profissionais são unidas e a troca de conhecimento é um grande fator-chave do sucesso!

Planejar, planejar, planejar!

Homem escrevendo na lousa

Não existe produtividade sem planejamento em grupo na hora de elaborar um projeto com a metodologia scrum. Para ilustrar de maneira bem didática, vamos imaginar uma situação do dia a dia.

Imagine alguém que vive com cinco pessoas e vai ao supermercado sem fazer uma lista coletiva. O tempo destinado para as compras poderia ter sido de uma hora, tudo feito em apenas um dia. Mas, sem a lista, foram necessários três dias triplicando a duração do trabalho. E, ainda assim, com maior probabilidade de falhas, como esquecer de comprar um item importante.

Esse exemplo é ótimo para começar a entender a lógica da metodologia scrum, principalmente se você nunca havia ouvido falar antes. Vejamos, agora, como a técnica funciona na elaboração de um sistema de informação

Como a metodologia scrum se aplica ao desenvolvimento de um software?

Metodologia scrum

Nas equipes de desenvolvimento de software, os projetos são divididos em ciclos chamados de sprints. Normalmente, a jornada ocorre nos seguintes passos:

  • Define-se as funcionalidades desejadas para um produto em uma lista chamada de Product Backlog;
  • No início de cada sprint é feita uma reunião de planejamento para priorizar os itens para o Sprint Backlog Escolhidos os itens da lista que são prioridade, são definidas as atividades que a equipe irá implementar durante o sprint que se inicia;
  • A cada dia de sprint a equipe faz uma breve reunião chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar o conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, verificar se tem algo interferindo o andamento da atividade atual de cada membro da equipe e definir o que se pretende fazer no dia;
  • Ao final de um sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas, na cerimônia de Sprint Review;
  • Faz-se o Sprint Retrospective, o momento em que a equipe revisa o que deu certo ou não, gerando insights para os próximos sprints.

Como trabalha a equipe na metodologia scrum

Mulher com post it

No desenvolvimento tradicional de um software, cada um é focado nas suas funções. A equipe, geralmente, é composta por arquiteto, programador, testador, administrador de banco de dados e designer. Mas, na lógica scrum, todos os diferentes profissionais se unem e formam um time de desenvolvimento, que será responsável pela concepção, construção e testes do produto.

A ideia é que a equipe de desenvolvimento seja auto-organizada para determinar a melhor maneira de realizar o trabalho e atingir as metas! Contudo, existe um líder para orientar a equipe em interferências que possam atrapalhar a produtividade: o scrum master.

Equipe

Gostou de conhecer um pouco da metodologia scrum? Nós, aqui na Ditech, gostamos muito desse conceito. Você pode conhecer mais sobre os nossos processos e diferenciais continuando no blog!

FALE CONOSCO

Envie uma mensagem para nós,
adoramos responder emails :)

Quer uma ideia de assunto?

  • Orçar um projeto
  • Saber mais sobre nós
  • Trabalhar conosco
  • Tomar um café expresso
© Ditech 2018 - Todos os direitos reservados.
@workandcode