O que analisar antes de contratar um projeto de escopo negociável

por: Rafael Szarblewski | 13/12/2016

Quando se fala em contrato de escopo negociável, é importante analisar alguns pontos-chave do software a ser desenvolvido e ter certeza de que esse tipo de contrato realmente contempla a demanda solicitada. Essa análise inicial de necessidades do projeto faz com que os objetivos fiquem mais claros, tanto para cliente quanto para equipe, o prazo, os custos e a qualidade sejam mais realistas.

Uma das principais dúvidas quanto ao escopo negociável é a ausência de escopo fixo: “Quer dizer que se o escopo não é fixo, terei menos pelo que estou pagando?” Na verdade, não. A realidade é que nem cliente nem equipe tem a noção do que efetivamente se precisa. Justamente por começar o projeto pelo que é mais prioritário é que o contrato de escopo negociável garante que tudo que é imprescindível seja entregue primeiro. Além disso, pesquisas mostram que mais de 60% do software entregue não é usado pelo cliente, provando que a enorme quantidade de funcionalidades consideradas importantes na verdade não eram.

Outro problema comum é assumir que o cliente sabe exatamente o que deseja no início do projeto, que a equipe estimará com perfeição e que entregará o sistema no dia combinado. Conclui-se que a previsibilidade de escopo é inviável na maioria dos casos, pois o escopo fixo ao invés de refletir previsibilidade prejudica os envolvidos, principalmente o cliente. Ao apostar num contrato de escopo fixo, o cliente assume que não aprenderá nada ao longo do projeto e que nada diferente acontecerá em seus processos de negócio.

E se a equipe contratada for inadequada? O escopo negociável permite que o cliente perceba se a equipe responsável pelo projeto é a mais adequada, pois a cada iteração é possível avaliar se a equipe está no ritmo. A frequência da iterações é definida já no contrato e, a cada reunião, o cliente analisará o progresso da equipe, além de trazer suas necessidades com base na sua experiência. Isso faz com que o projeto atenda com alta precisão às demandas do cliente e as funcionalidades realmente importantes sejam entregues primeiro. A partir dessas iterações, o cliente pode avaliar se a equipe contratada é a melhor para o seu projeto e, caso a equipe não atenda às expectativas, é possível trocá-la antes que altos custos tenham sido investidos. Assim, garante-se a premissa de redução de custos para ambas as partes.

 


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