UI e UX: a importância do usuário no processo criativo

por: Ditech | 03/10/2018

Melhorar o dia a dia e a satisfação dos clientes é um pilar básico para elaborar softwares ou qualquer solução tecnológica para uma empresa.  Por isso, aqui na Ditech, UI e UX são termos essenciais dentro do processo criativo.

Sem eles, acreditamos que não é possível assegurar a satisfação do usuário dentro do produto a ser entregue — a solução. Mas você sabe o que esses termos significam, qual a diferença entre eles e por que estão relacionados? Confira neste post do blog da Ditech.

O que são UI e UX e qual a importância de entendê-los?

User interface design (UI) é o meio de interação do usuário com interfaces de softwares, dispositivos e aplicativos. Conhecido também como design de interface do usuário, o objetivo do UI é proporcionar praticidade e navegação funcional.

Em outras palavras, um bom projeto de UI não só ajuda a utilizar uma interface com mais facilidade, mas também antecipa necessidades de usuário. Como? Por meio de botões e menus altamente intuitivos e do uso apropriado de cores, símbolos e interfaces inteligentes! Afinal, o objetivo é descomplicar a navegação e tornar possível encontrar o que se procura com rapidez.

User experience (UX), ou experiência do usuário em tradução livre, é relacionado aos sentimentos e à busca pela experiência, na qual quem depende da interação com uma interface fica satisfeito. Ou seja, é o resultado do trabalho de UI.

Por que é importante entender o UI e o UX?

Num bom processo criativo de UI, o UX permite contentamento e entusiasmo desde o primeiro contato, sem que o utilizador passe por frustrações. Ou seja, são termos diferentes, porém correlatos quando pensamos em desenvolver softwares, dispositivos e aplicativos.

E para chegar a bons resultados, que é o propósito final, é necessário que o projeto seja elaborado com duas características básicas. Primeiro, com um bom nível de customização segundo, com relações estreitas entre a empresa que contrata a solução e aquela que irá desenvolvê-la.

Se você deseja, por exemplo, um software de gestão para aumentar produtividade e organização, a experiência dos seus colaboradores precisa ser satisfatória. Caso contrário, a solução será ineficiente. A boa experiência virá junto de um excelente projeto de criação do design de interface do usuário.

Se a solução que a sua empresa precisa será destinada ao consumidor final, como um aplicativo ou site de e-commerce, atentar a esse termo também é muito importante. Afinal, quem irá ter uma boa ou ruim experiência de usuário será o seu cliente. E isso pode ser decisivo para a percepção da sua marca.

Por isso, aqui na Ditech, levamos os conceitos UI e UX a sério e construímos uma relação próxima com as empresas que nos procuram para implementar soluções eficientes. Gostaria de saber como?

Entre em contato conosco para conhecermos as suas necessidade e marcarmos uma consultoria. Queremos saber de qual software, aplicativo ou serviço de outsourcing você necessita. Ficou com alguma dúvida? Compartilhe nos comentários!

FALE CONOSCO

Envie uma mensagem para nós,
adoramos responder emails :)

Quer uma ideia de assunto?

  • Orçar um projeto
  • Saber mais sobre nós
  • Trabalhar conosco
  • Tomar um café expresso
© Ditech 2018 - Todos os direitos reservados.
@workandcode